sábado, 5 de novembro de 2011

Pirâmide do Poder: Calar/Silêncio (Tacere) - Construindo o seu corpo de terra.


A terra esta ligada diretamente com manifestação. Quando estamos realizando magia, estamos construindo poder, um poder que será direcionado a uma manifestação, uma concretização, um objetivo. O silêncio entra neste ponto e se torna essencial para o sucesso de seu trabalho, afinal de contas você não vai querer que a manifestação de seu desejo se de através de palavras. Ao falar investimos boa parte da energia que deveria ter sido focada em algo maior, no objetivo em si, além de que ao falar para alguém que não acredita ou para alguém que não tem o mesmo propósito que você é provavelmente despertar energias antagônicas ao seu objetivo. Você não quer correr o risco de ter suas crenças ridicularizadas, seus trabalhos menosprezados por pessoas que não entendem e cheias de preconceito e investir uma energia que poderia estar sendo direcionada para a concretização do seu objetivo, certo?

As palavras têm poder e começamos a construir o poder de nossas palavras com os trabalhos do corpo de fogo, agora durante o treinamento do corpo de terra vamos começar a medir e saber investir este poder onde é realmente necessário. Em outras palavras, você vai aprender e se condicionar a falar somente quando for necessário.

Trabalhar com a terra nos ensina a ter paciência, a esperar o momento certo de agir, a saber quando e como agir. A terra é o elemento fértil, é onde as sementes ficam dormentes esperando a oportunidade para brotar e assim devemos construir nosso corpo de terra. Condicionar nossa mente e nosso espírito a ser produtivo, a investir nossas energias em algo que gere um resultado e isso começa com a valorização de nosso conhecimento, de nossa energia e de nossa força. A terra nos ensina a manter certa distancia, a nos mantermos reservados em nossos trabalhos.

Janet e Stewart Farrar colocam em seu livro “The Witches Goddess” que durante os rituais e trabalhos mágicos, a energia e o simbolismo planta algo em nosso inconsciente que fica fermentando, esperando tempo certo para brotar. É como um trabalho de sigilação, onde jogamos para o inconsciente um código, um símbolo e deixamos que as coisas aconteçam, que as energias se movimentem e esquecemos dele, mantemos o silêncio sobre ele.

A construção do corpo de terra tem extrema influencia do nosso corpo físico, como o construímos, como nos alimentamos, não somente fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente. Durante este mês estaremos construindo um corpo de terra mais forte e eficiente.

Primeira Semana: Você vai continuar, como nas etapas anteriores a fazer seus exercícios, a abençoar a água e a fazer as respirações matinais, bem como as suas práticas matinais. Esta semana será acrescentado o seguinte desafio: você vai falar o mínimo possível, somente o extremamente necessário e vai anotar em seu diário a maneira como isso tem te afetado. Você pode se sentir inquieto, nervoso ou mesmo triste. Tudo isso são pontos para a reflexão, já que muitas vezes usamos a nossa voz e a nossa fala como válvula de escape e com isso desperdiçamos muita energia, isso deve ser regularizado através de exercícios físicos e com as respirações. Cuidado para não criar cacoetes ou hábitos como roer unhas, cutículas e morder os lábios. A energia vai ser armazenada no seu corpo e você terá que dar um melhor direcionamento para ela. É um exercício que exige extremo auto-controle e muita atenção em si mesmo, já que vai precisar, no inicio, se policiar com freqüência para evitar falar o que não é necessário. Isso vai te fortalecer e te manter mais centrado, você vai perceber como consegue ver e ouvir melhor durante este processo.

Segunda semana: Você vai continuar com os exercícios da semana anterior e vai acrescentar mais um: A meditação do silêncio. Essa meditação é simples e muito gostosa de fazer. Você vai sentar, prestar atenção em sua respiração e deixar sua mente e seus pensamentos fluírem, sem se apegar a nenhum deles, como se fosse um espectador, assistindo um filme, não os desenvolva, deixe que eles venham e vão até que reste o silencio. Preste atenção no silencio, respire o silencio e quando novos pensamentos surgirem, deixe que venha, sem pressão. Você vai deixar que sua mente entre em intervalos de silencio e agitação por alguns minutos, sendo simplesmente um observador de ambos os estados, independente de quanto tempo cada estado durar. Durante esta semana você vai começar a se preocupar com sua alimentação. Acrescente mais água, mais saladas e mais frutas. Diminua o consumo de carne vermelha, bebidas alcoólicas e cigarros. Veja como seu corpo reage a esse novo estimulo.

Terceira semana: Durante essa semana vamos elaborar uma prática que você vai levar para o resto de sua vida mágica, assim como as outras semanas, este exercício é para ir além deste treinamento e vai desenvolver sua atenção, foco e consciência do agora. T. Thorn Coyle coloca este exercício como sendo essencial para desenvolver seu poder pessoal no hoje, ela chama de “Chaves de consciência” e é muito simples, mas mesmo assim exige foco e atenção. Você vai escolher um comportamento, uma ação ou uma palavra que acontece com freqüência no seu dia a dia. Pode ser a ação de abrir a porta, de tomar água, de ir ao banheiro, de lavar as mãos, de dizer “bom dia”, de escrever um e-mail, o que for. Toda vez que essa ação acontecer você vai respirar fundo e prestar atenção em tudo o que esta acontecendo com seu corpo neste momento. Preste atenção ao tato, ao paladar, as batidas de seu coração. Este conectado consigo mesmo, esteja atento ao seu corpo e as suas relações. Isso não deve levar mais do que um minuto. É tudo muito rápido. O objetivo maior deste exercício é te manter conectado consigo mesmo durante o dia. Caso esqueça de fazer essa prática, isso vai se tornar uma informação valiosa sobre como você não esta conectado com o momento de agora e nem com a sua necessidade. Com sua força de vontade você vai se lembrar de realizar essa prática e vai conectar-se com o seu corpo, por que é importante para você, por que vai te fazer bem, por que você não vai deixar que a loucura do dia a dia te faça esquecer de si mesmo, do seu corpo e do momento em que você esta vivendo, não vai te fazer esquecer do agora. Esta prática, conforme vai se tornando constante, te tira da inércia que entramos com a rotina, te tira de fazer as coisas no automático e te faz presente e consciente de todas as suas ações.

Quarta semana: Realize os exercícios anteriores, mas durante essa semana você vai relaxar, vai dormir e vai te dar um tempo de prazer. Visite um parque com muitas arvores, deixe que a energia da terra te preencha. Saia da sua rotina, pegue umas férias! Durma, durma muito! De preferência durante a noite, evite dormir durante o dia. Vá a um parque de diversões, saia com a família e divirta-se! Faça os exercícios básicos de exercícios, água, respiração e chave de consciência e no mais, aproveite! O esgotamento de bruxos é muito comum, exigimos muito de nós mesmos, praticamos muito, nos responsabilizamos por muitas coisas e isso vai desgastando o nosso corpo de terra. Esta semana é um reconhecimento do seus limites, é permitir-se descansar e viver sem rigidez em demasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário