quarta-feira, 20 de julho de 2011

Redefinindo Sucesso - por T. Thorn Coyle













Traduzido do artigo “Redefining Success” por T. Thorn Coyle em: http://www.thorncoyle.com/2011/06/redefining-success/

Sucesso é gostar de si mesmo, é gostar do que você faz e de como você o faz” – Maya Angelou.

Amor e criatividade são fontes renováveis. Outras fontes são mais escassas e o medo ou a ignorância criam sistemas de injustiça e devastação. Estes processos nos fazem sentir sozinhos, com raiva, desconfiados, confusos ou como fracassados. Existem muitos meios de se alcançar o sucesso, talvez não o tipo de sucesso que você foi ensinado a valorizar. Redefinindo sucesso nós redefinimos nossa relação com a cultura de massas, com a sustentabilidade – a nova palavra de ordem – e com as idéias de escassez e abundância.

Um sentimento interior de escassez e pânico restringem o fluir da vida e limitam as nossas relações com o processo do cosmos. Sim, existe uma escassez externa. Sim, algumas fontes são finitas. Sim, às vezes nos sentimos tão abatidos e sobrecarregados que até o acesso ao amor e criatividade parecem limitados. Eu me compadeço disto. Eu também sei que temos que encontrar uma forma e de alguma maneira tentar, continuar tentando. Se alguns de nós, que vivem em relativo privilégio agem como se amor e criatividade fossem escassos, imagine uma pessoa que vive em situação de pobreza, conflitos de guerra ou qualquer outro lugar onde o medo e ignorância prevalecem? O medo e a ignorância estão em todo lugar, mas eles não precisam definir como vivemos e quem somos. Eles certamente não precisam definir quais são nossos valores.

Eu valorizo o seu desejo por amor, beleza, comprometimento e sucesso. Segue uma definição deste ultimo de acordo com o trabalho: Sucesso é o sentimento que alguém tem quando contribui para o mundo e em troca recebe amor e satisfação. Uma boa equação não é? É somente uma definição, mas tem funcionado pra mim neste momento. Alguns de vocês tem lutado contra isso, eu sei. Você diz “Eu trabalho tanto e não sinto amor!” Vamos respirar fundo juntos? Consegue perceber como o medo e o sentimento de escassez de amor te fecharam para perceber as coisas ao seu redor? Como você esta ancorando raiva e ressentimento? Quanto mais nós nos expandirmos, mantivermos abertos e nos liberando destes sentimentos, menos controle eles terão em sobre o fluxo do amor. Com o fluxo do amor, as coisas mais simples nos fazem sentir como se fossemos extremamente ricos: O sol nas folhas, água limpa, gentileza.

Alguns dos meus amigos dão um duro danado, a escassez mordendo seus calcanhares com uma mensagem constante que lhes fecham os olhos e ouvidos, “Faça, simplesmente faça, tudo é possível pra quem tenta com força de vontade! O que você esta esperando? A hora é agora! Aqui estão os meus 5 passos para o sucesso rápido!” mais e mais. Meias verdade, algumas inspirações, algumas vezes armadilhas do ego lutando contra a voz que diz “Mas e se realmente não estiver o bastante para ser alcançado?” E essa voz é parcialmente verdade também, não existe dinheiro o suficiente, ou ouro, ou óleo, ou comida ou água limpa, não nos níveis em que estamos usando, não com o padrão de relacionamento com os outros e com a terra. Mas temos a habilidade de mudar isso, não de aumentar as fontes em si, mas de mudar o nosso relacionamento com elas de uma maneira que nós podemos compartilhar melhor. Então aqui estamos, as voltas com uma redefinição de sucesso, um retorno as nossas fontes de criatividade e amor.

O que a sua alma deseja? Onde você se sente restringido? Como mudar a sua definição de sucesso te ajuda a ter mais paz? Que mudanças nos valores desta cultura de massas podem ser possíveis se você acreditar em si mesmo o suficiente para seguir o seu desejo de realização? Um sentimento de escassez e restrição interior não ajudam a aliviar nenhum padrão de escassez exterior. Respire fundo. Relaxe. Expanda. Organize-se ao redor do seu centro, escute a sua alma.

Eu amaria se todos nós reservássemos um tempo hoje para pensar e fazer um brainstorm juntos: Qual a sua definição de sucesso? E como eu posso me abrir para o amor e a criatividade, liberando o fluxo, criando um mundo no qual eu sinto orgulho de viver, compartilhando com aqueles que eu tenho orgulho de chamar de amigos?

Só para ilustrar: Quando eu procurei figuras para colocar neste texto digitei “Sucesso” na busca, tudo o que eu encontrei foi figuras de dinheiro, alto investimento, prédios de negócios e a casa suburbana tradicional. Em sua maioria foi dinheiro, dinheiro, dinheiro. Então eu digitei “Alegria” e encontrei figuras que definiam sucesso pra mim, incluindo a que eu usei aqui. É uma coisa bem complicada mudar a cultura de massas, mas nós temos a criatividade pra fazer acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário