domingo, 12 de junho de 2011

IMANÊNCIA E COMUNIDADE.


(Retirado da Apostila do meu curso de Reiki nivel 3).

"É chegado o momento na existência humana que a consciência da sacralidade de tudo e de todos precisa ser despertada em cada pessoa para que se possa viver em harmonia com o planeta e uns com os outros. O conceito de imanência é muito precioso e útil para compreender a visão espiritual da interconectividade que existe entre todas as coisas.
Starhawk coloca que “imanência é a consciência de que o mundo e tudo ao nosso redor está vivo, é dinâmico, interdependente, interativo e infundido com um movimento energético: Um ser vivo, uma teia. A compreensão de que todos os seres vivos estão relacionados, que todos estamos ligados com o cosmos como parte de um organismo vivo. O que afeta um, afeta todos nós.”
Este é um conceito antigo, difundido pelos budistas e taoistas simbolizado e muito presente na saudação hindu “namastê”, que diz “O deus em mim saúda o deus que há em você”.
Partindo deste ponto de vista proponho a reflexão acerca da nossa importância e trabalho dentro da comunidade, “O conceito de comunidade não é apenas uma "construção" (modelo), é uma "Construção Sociológica." É um conjunto de interações, comportamentos humanos com significado e expectativas entre os seus membros. Não se trata apenas de uma ação isolada, mas de um conjunto de ações que têm como base a partilha de expectativas, valores, crenças e significados entre os indivíduos.”
Desde modo, o reiki nível 3 é um ótimo mecanismo de interação com a comunidade. É chegada a hora de sair da ação individual e partir para a coletiva, com o Daí Ko Myo podemos agregar grupos, curar comunidades e até o planeta terra. Essa energia desperta em nós o sentimento de agir coletivamente, para o bem de todos e não somente o seu, amplia as energias e promove o incentivo a fazer as coisas acontecerem de maneira que possamos elevar a vibração do planeta terra e curá-lo.
Mas a cura do planeta terra não acontece somente com o envio de energia reiki, claro, isso ajuda e muito, mas precisamos agir, dentro de nossa comunidade, grupos, bairros e escolas, modificar, transformar e conscientizar! Vamos começar aos poucos, com a nossa casa, nosso grupo de práticas espirituais e vamos ampliando!
A terra é nossa mãe e devemos cuidar dela, sermos agentes de transformações e curadores do planeta. A responsabilidade é nossa também por fazer deste mundo um lugar melhor! Agora é a hora de agir!
A pergunta que deve surgir em algumas mentes agora é: “Como eu posso fazer isso?” bom, a resposta é simples, comece primeiro a se conscientizar das coisas que acontecem ao seu redor, na sua comunidade, as políticas públicas e sociais de sua cidade... muito complexo ainda? Comece separando o lixo orgânico do reciclável, economizando mais água e escolhendo produtos que são ecologicamente corretos, que não usam animais pra testes, escolha sacolas reutilizáveis ao invés das plásticas que entregam no mercado, ou melhor, se puder escolha não levar sacolas! Prefira os papéis reciclados aos brancos. Tenha uma postura mais positiva frente a vida e as dificuldades, eleve a sua vibração que a vibração ao redor vai se harmonizar! Abençoe e agradeça sempre que puder, a cada momento, respeite os animais e o planeta terra e mais ainda, respeite as pessoas ao seu redor, evite a violência (de qualquer tipo) e seja claro, sincero consigo mesmo e com os outros também.
Se envolva em projetos sociais, mesmo que não seja para participar, pelo menos saiba os quais estão fazendo algo pelo que você valoriza, informe-se! Troque suas lâmpadas por outras de melhor qualidade e mais econômicas, doe roupas a quem precisa, faça o seu trabalho com qualidade e reconhecendo a manifestação divina nele, se envolva e ame a terra, respeite-a e reverencie-a como um ser vivente, como uma mãe nutridora e abundante, próspera e sábia.
O conceito de imanência prega a principal premissa de fazer ao outro o que você gostaria que fizessem com você, ame-se para amar o outro, isso é empatia, colocar-se no lugar do outro, cure-se para curar a terra, respeite tudo ao seu redor e reverencie a centelha divina em todas as coisas. "
Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário